quarta-feira, novembro 30, 2005

ESTE ANO O NATAL COMEÇA MAIS TARDE

Lá em casa, claro!

No dia 1 de Dezembro faço sempre a minha árvore de Natal, mas este ano estamos em mudanças e por isso só vou conseguir fazer no outro fim-de-semana prolongado e logo este ano que o Guga deve achar imensa piada à árvore. Ano passado gostou imenso, mas não fazia grande alarido.

O que custa mais é que esta mudança ainda é temporária porque a n/ casa só fica mesmo pronta lá para Agosto ou Setembro, ou seja, mais uma mudança em 2006.

Acho que nos próximos 20 anos não me meto noutra.

segunda-feira, novembro 28, 2005

O NODDY É TONE

Depois de 4 dias de "molho" com febres e muitos espirros, o piolhito já está quase a 100% e não pára (literalmente, acreditem).

Agora já quer dizer o nome do Noddy, mas como não sabe dizer bem, há que aportuguesar a palavra e chama-lhe TONE!

Chorei a rir porque ainda por cima diz isso muito alto para não ficarem dúvidas.

quinta-feira, novembro 24, 2005

TOSSE, FEBRE E AFINS

Pois é, o piolhito lá apanhou mais 1 virose e anda cheio de tosse e febre. Já foi visto pelo médico, mas amanhã vai outra vez ao pediatra porque já são 3 dias de febre. Mas continua bem diposto quando o Ben-uron actua e sempre com apetite, o que já não é mau.

O difícil é ter de faltar ao trabalho sempre que estas coisas acontecem porque não tenho mesmo ninguém com quem deixá-lo. Será que há babysitters para tomar conta deles o dia inteiro quando estão doentitos? Faz-me imensa confusão, mas se calhar é uma solução. É que faltar mais de 2 dias numa semana é mesmo muito complicado, principalmente num escritório como o meu onde só trabalham 3 pessoas.

Espero é que ele fique bom rápido.

terça-feira, novembro 22, 2005

O NODDY E A SOPA

O Guga já não acha muita piada à sopa, por isso tem de ser entretido para a comer toda. A solução actual é dar-lhe a sopa a ver o Noddy no canal 2 e funciona bem!

Claro que às vezes fica tão excitado com as histórias que manda um safanão na colher e aí já não acho grande piada, mas pelo menos vai comendo a sopa. O resto da comida e a fruta come sempre muito bem.

quarta-feira, novembro 16, 2005

PARA LER ATENTAMENTE (atenção que é longo, mas vale a pena divulgar)

Construir um país - Precisa-se de matéria prima para construir um País
Eduardo Prado Coelho - in Público

A crença geral anterior era de que Santana Lopes não servia, bem como Cavaco, Durão e Guterres. Agora dizemos que Sócrates não serve. E o que vier depois de Sócrates também não servirá para nada. Por isso começo a suspeitar que o problema não está no trapalhão que foi Santana Lopes ou na farsa que é o Sócrates.

O problema está em nós.

Nós como povo. Nós como matéria prima de um país. Porque pertenço a um país onde a ESPERTEZA é a moeda sempre valorizada, tanto ou mais do que o euro. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família baseada em valores e respeito aos demais.
Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nos passeios onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO-SE OS DEMAIS ONDE ESTÃO.
Pertenço ao país onde as EMPRESAS PRIVADAS são fornecedoras particulares dos seus empregados pouco honestos, que levam para casa, como se fosse correcto, folhas de papel, lápis, canetas, clips e tudo o que possa ser útil para os trabalhos de escola dos filhos ... e para eles mesmos.
Pertenço a um país onde as pessoas se sentem espertas porque conseguiram comprar um descodificador falso da TV Cabo, onde se frauda a declaração de IRS para não pagar ou pagar menos impostos.
Pertenço a um país onde a falta de pontualidade é um hábito.Onde os directores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos. Onde pessoas se queixam que a luz e a água são serviços caros. Onde não existe a cultura pela leitura (onde os nossos jovens dizem que é "muito chato ter que ler") e não há consciência nem memória política, histórica nem económica. Onde nossos políticos trabalham dois dias por semana para aprovar projectos e leis que só servem para caçar os pobres, arreliar a classe média e beneficiar a alguns.
Pertenço a um país onde as cartas de condução e as declarações médicas podem ser "compradas", sem se fazer qualquer exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no autocarro, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar-lhe o lugar. Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o peão. Um país onde fazemos muitas coisas erradas, mas estamos sempre a criticar os nossos governantes.
Quanto mais analiso os defeitos de Santana Lopes e de Sócrates, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem corrompi um guarda de trânsito para não ser multado. Quanto mais digo o quanto o Cavaco é culpado, melhor sou eu como português, apesar de que ainda hoje pela manhã explorei um cliente que confiava em mim, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.
Não. Não. Não. Já basta.
Como "matéria prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas falta muito para sermos os homens e as mulheres que o nosso país precisa. Esses defeitos, essa "CHICO-ESPERTERTICEPORTUGUESA" congénita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos escandalosos na política, essa falta de qualidade humana, mais do que Santana, Guterres, Cavaco ou Sócrates, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são portugueses como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não em outra parte... Fico triste. Porque, ainda que Sócrates fosse embora hoje mesmo, o próximo que o suceder terá que continuar trabalhandocom a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Santana, nem serviu Guterres, não serviu Cavaco, e nem serve Sócrates, nem servirá o que vier.
Qual é a alternativa? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror? Aqui faz falta outra coisa.E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados....igualmente abusados! É muito bom ser português. Mas quando essa portugalidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, então tudo muda...Não esperemos acender uma vela a todos os santos, a ver se nos mandam um messias. Nós temos que mudar. Um novo governante com os mesmos portugueses nada poderá fazer. Está muito claro... Somos nós que temos que mudar.
Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda a nos acontecer: desculpamos a mediocridade de programas de televisão nefastos e francamente tolerantes como fracasso. É a indústria da desculpa e da estupidez. Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de mouco, de desentendido.
Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO. AÍ ESTÁ. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO EM OUTRO LADO. E você, o que pensa?.... MEDITE!

terça-feira, novembro 15, 2005

CONSULTA DOS 20 MESES

Ontem foi dia de pediatra. Felizmente não apanhamos grande seca para sermos atendidos, o único problema é que o Guga mal viu o médico desatou num berreiro enorme...

O pediatra nem usa bata nem nada, mas o piolhito tem 1 aversão enorme ao estetoscópio e não há quem o acalme, por isso a parte da "verificação" médica foi feita debaixo de muito choro e lágrimas.

Fora isso, está tudo óptimo. Já está nos percentis normais do peso (12kg), ou seja deixou de ser "gordo" e tem 81cm (não vai ser jogador de basquetebol, mas também não vai ser baixote como a mãe). As tosses e constipações frequentes são culpa dos vírus que circulam nos colégios mas como ele diz "depois fica imune a tudo". Até lá há que ter paciência. Está bem desenvolvido e agora só lá voltamos quando fizer 2 aninhos.

Mal chegou ao carro "aterrou" cansado desta romaria. A mamã ainda passou no drive-in do McDonalds (porque já era tarde para fazer o jantar, eh,eh,eh) mas ele em casa acordou e ainda comeu 1 pratada de esparguete com carne picada, apesar do sono (que depois lhe passou até cerca da meia-noite).

quarta-feira, novembro 09, 2005

COCA, COCA, COCA

Esta é actualmente a palavra preferida do Guga, repetida exaustivamente cerca de 50 vezes ao dia (ou mais). Mas não é coca-cola, que ele nem sabe o que é isso. COCA quer dizer MOTA!

Não me perguntem porquê, mas apesar de ele saber dizer o "M" e o "T", quando quer dizer mota, diz sempre coca, o que já não é mau porque até há bem pouco tempo, era cócó.

Sempre que chegamos à garagem e ele vê a mota do vizinho estacionada, corre disparado a ela, a gritar a plenos pulmões "coca, coca, coca", o que deve parecer esquisito a quem o ouvir, mas nós achamos 1 piadão.

E como o pai tem imensas revistas de motas em casa, todos os dias temos de desfolhar algumas com ele para ele ir apontando as "cocas" e ficar totalmente em êxtase.

Podia lhe dar para pior, por isso...

segunda-feira, novembro 07, 2005

TOU FARTA DE VIROSES

Em qause todos os blogs de bébés que visito, as mães queixam-se que os pequenitos estão doentes. Parece uma epidemia, não das aves, mas dos "pintainhos".

O Guga ainda tem muita expectoração e como não a consegue deitar cá para fora e para lhe limpar o nariz, é quase o mesmo que matá-lo, tal é a gritaria, às vezes vomita a refeição acabada de comer ou o leite. Por isso o fds traduziu-se em 3 mudas de lençóis da cama dos pais, 4 mudas de roupa com bodies incluídos, muitas máquinas de lavar roupa, muita paciência, muita necessidade de calma e principalmente muito carinho.

sexta-feira, novembro 04, 2005

JAU, JAU

De manhã, quando saímos de casa, o papá ainda fica a dormir e dou o leite e visto o Guga na nossa cama para depois ir tomar banho e o deixar com o pai. E quando estamos prontos e já a sair do quarto, apesar de completamente adormecido, ainda tem o cuidado de, com a cabeça no meu ombro, levantar a mãozinha e dizer JAU,JAU ao papá, que é para ele não ficar triste.

É tão fofo... (baba, muita baba)

quinta-feira, novembro 03, 2005




Não é lindo o meu novo porta-chaves?

Esta mamã é muito talentosa e estas prendinhas dão 1 jeitaço para o Natal.













___________________________


AINDA COM MUITA TOSSE

Pois é, fds prolongado com chuva e 6 adultos e 1 criança dentro de casa o tempo quase todo, só fez com que viessemos todos adoentados e o Guga está cheio de tosse, apesar de ter os brônquios limpos. O que vale é que não tem febre e continua bem disposto. O apetite é que anda em baixo mas isso também é normal. Agora aprendeu 1 nova palavra: ATÃO? (ou seja, então?) e adora repeti-la. Também adora dizer fruta, mas nem sempre sai muito bem, às vezes parece outra coisa malcriada...