terça-feira, julho 04, 2006

OH BIRRAS, VÃO-SE EMBORA

Esta fase dos 2 anos é realmente desgastante. É o testar dos limites a toda a hora, todos os dias para verem até onde conseguem ir.

Quando vêm as birras, falo com ele e tento acalmá-lo. Se não consigo, chora 1 bocado para "desanuviar" e ver que aquilo realmente não o leva a lado nenhum. Há progressos, mas são lentos e o problema é conseguirmos ter a paciência para continuar o processo e acreditem que às vezes não é fácil.

Não concordo com bater para conseguirmos que eles se portem bem. Só o fazem por medo e isso nunca vai funcionar para sempre, por isso tento sempre o diálogo, mas às vezes é difícil.

Até agora, vai funcionando (uns dias mais, outros menos) e ele continua a ser 1 menino carinhoso e independente. Como disse ontem a educadora, ele é muito "maduro" para a idade dele e compreende perfeitamente todas as noções do bem e do mal, por isso é continuar a reforçar a auto-estima dele e adorá-lo muito (e enche-lo de beijos todos os dias).

E agora quando o coloco no quarto de castigo, já pede desculpa, dá 1 beijinho e promete que vai tentar portar-se bem (babababababbababababa....)

9 comentários:

kikas disse...

As birras são mesmo uma fase muito chata e que por vezes nos leva quase à loucura...mas depoisvenm aquela p+arte que falas "continuar a reforçar a auto estima e temos que os encher de mimos"...e essa parte vale ouro não é :-))?

Anónimo disse...

Oh imagino o teu coração quando ele pede desculpa.
Bjokinhas

Rosa disse...

Esta é a fase de testar os limites. Aos pais, recomenda-se doses extra de paciência! ;)

Mamuska disse...

Muita paciência mamã! :)
Beijosss

Inês disse...

Pede desculpas? Que menino crescido está o Guga...

Bjs
Leonor

Raquel Santos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Raquel Santos disse...

Raquel Santos said...
querias o quê? sempre fases boas e perfeitas.... muita sorte tens tu com o piolho... sim por vezes passa-se um pouquinho como ontem que me obrigou a estar de joelhos no chão do quarto dele a fazer um puzzle sem me deixar estar na sala com os restantes adultos... dassseeee... tia sofre... mas ele merece tudooooo, é 1 kido

Fitinha Azul disse...

As birras, as birras...é ter paciência, contar até 10 e não ceder porque se eles vêm que conseguem o que querem com uma birrinha tá tudo estragado...lentamente vais ver que tens resultados, custa mas tem que ser;)
Beijocas

fee disse...

Concordo contigo quando dizes que as palmadas não são solução. Eu apanhei muito quando era pequena, fruto do stress da minha mãe e não foi isso que me transformou na pessoa que sou agora.
É precisa é muita paciência e tentar o diálogo sempre!
Desejo-vos as maiores felicidades e que consigas sempre ter a paciênia necessária! Muitos beijos*