sexta-feira, maio 19, 2006

XIXI SÓ NO POTE POR FAVOR!!!!

Ando a ver a melhor altura para tirar as fraldas ao Guga e queria ver se ele começava por iniciativa própria a pedir (mas diz sempre que não quer).

Á noite, quando lhe mudo a última fralda, deixo-o andar à vontade 1 bocadinho porque ele "quéie andass nú" e ontem lá o deixei mas sempre a perguntar de 2 em 2 minutos se queria fazer xixi e que não fizesse nas cuecas porque não tinha a fralda e tal... E ele sempre a dizer que sim, que pedia e que não, que não queria fazer. Bastou eu ir lavar as mãos enquanto ele estava sentado na minha cama a ver o Panda, para chegar ao pé dele e ele dizer "mamã a cama tá moiada".

- Como a cama está molhada? - e vi que as cuequitas estavam todas molhadas e o safado ainda a rir-se.

Lá tive que limpar a parte que se molhou, dar-lhe 1 pequeno raspanete e obrigá-lo (literalmente) a vestir as fraldas. Ele, contrariado, lá as vestiu porque apesar de todo encharcado, isso não lhe meteu nenhuma confusão e até gostou do fresco porque estava muito calor.

Vai ser bonito, vai! Sugestões para a coisa ser mais fácil aceitam-se por favor.

BOM FDS

11 comentários:

Rosa disse...

Ó miúda, mas porquê "pote"??

a mamã Paula disse...

Pois :o))))
Acho que ainda vais ter muitas surpresas dessas :o)))

Bjs
e bom fim de semana

tulipa_negra disse...

lol, esse teu Guga é esperto!
olha, sugestões não tenho, porque ainda não vivi essas experiências, mas de certeza que vais encontrar uma boa solução.
bjs e bom fds

Gina A. disse...

Sandra, não lhe deves ralhar nem te mostrar zangada! Esta é uma fase que requer o seu tempo e muita calma e paciência! Quando isso acontecer, deves dizer-lhe que não faz mal, aconteceu, mas que para a próxima ele que te chame para fazer no bacio (por exemplo)...
Se pesquisares no Google, encontras muita coisa àcerca deste assunto e verás que o pior que se faz é ralhar e montrar impaciência, etc.
Mas prepara-te porque é uma fase delicada e que pode ser demorada e eles são muito pequeninos, precisam de tempo para se habituarem à nova rotina!

Beijos

Miúda disse...

Safado!

Não te consigo ajudar. Desculpa, n sei!
Só te posso desejar boa srte (parece q precisas!).
Jocas
Bom fds

Mãe Gabi disse...

nao sei como ainda!:(

X disse...

Os meus pais dizem que deixei as fraldas muito cedo e que isso deve ter tido a ver com o facto de antes não se usarem fraldas descartáveis. Assim, como eram de pano e se via logo que estava molhada, andavam sempre a trocá-la a toda a hora que a Rodelinhas fazia xixi!

Por isso, nunca me habituei a estar molhada...e o mesmo se passava com as mãos e com o nariz - sempre que molhava ou sujava, era imediatamente limpa. Até com a boca... os pais costumam dar a papa e passar a seguir a colher lateralmente, não é? Quem cuidava de mim (pais, avós e criadas), limpavam-me com guardanapo a cada colherada de papa! (que paciência!...)

Por isso sempre detestei estar suja e quando me tiraram as fraldas em casa, apercebi-me logo de que fazer xixi assim "ao laréu" iria significar molhar-me e só essa ideia devia incomodar-me. Por isso, com 20 meses já pedia para ir à casa-de-banho.

Desculpa lá este post tão longo! :-/

DIANA - MÃE DA MARIA disse...

Não há grandes receitas porque cada caso é um caso. Mas, acho que deves começar por teruma rotina para o colocar no pote por exemplo depois das refeições e ficas um bocadinho com ele a cantar, a ver uma história de forma a que a "hora" do pote não seja um sacrificio. Se ele fizer xixi, deves fazer uma grande festa elogiá-lo muito para que ele perceba que é muito importante fazer o xixi no pote e que todos ficam felizes.Esta fase pode demorar algum tempo mas, não lhe deves tirar logo a fralda só o deves fazer depois, de ele conseguir controlar melhor o xixi. Acho, que deixá-lo já sem fralda é para haver muitos acidentes.
depois, é muito importante que não lhe ralhes e que tenhas muita paciência e muitas cuecas.
Boa sorte.
bjs

Inês disse...

Esta fase é muito complicada, lembro-me muito bem como foi com a Sofia, que deixou as fraldas com 19 a 20 meses. Uma coisa que eu fazia era sempre que me apetecia ir à casa de banho chamava-a e dizia: "a mana vai fazer xixi, está a sofrer muito anda fazer xixi com a mana". Sentava-a no pote e fazia um acordo com ela, de só me levantar da sanita quando ela fizesse xixi ou cocó no pote... Felizmente deu resultado rápido, espero que resulte com a Inês daqui a dois anos e quem sabe agora com o Guga.
Bjs e bom fim de semana
Leonor

Fitinha Azul disse...

olha o Kiko não quis saber do pote, passou logo para a sanita e deixou as fraldas em pleno Verão nas férias, em casa deixava-o andar só de cuequinhas e na praia também, o mais complicado para mim foram os cocós, ainda tive que comprar fraldas durante 6 meses só para ele fazer cócó...

RPM disse...

melhor altura para tirar a fralda é a que estamos a viver...finais da primavera e todo o verão...

mais quente....menos estranho será a diferença de temperatura...

depois, proteger a cama com uma protecção para não molhar o colchão e ir habituando o bebé a fazer xixi antes de ir para a cama, etc, etc...agra coisas de pais...

boa sorte

Abraço

RPM